Apresentação

1. O que é o Projeto Biotecnologia?

O Projeto Biotecnologia é uma atividade extra-curricular vinculada ao Departamento de Biologia do Colégio Bandeirantes – Laboratório de Biologia , o qual é coordenado pela professora Cristiana Mattos Assumpção.

O objetivo principal deste projeto é o de possibilitar aos alunos a oportunidade de participar de um programa anual de educação científica que envolve palestras com especialistas, atividades práticas, visitas a centros de pesquisa, debates sobre temas polêmicos, atividades em grupo presenciais e virtuais realizadas no ambiente virtual (Moodle).

Todos os anos, alunos do segundo ano do Ensino Médio (Exatas, Biológicas e Humanas) são convidados a participar do processo de seleção do projeto, o qual inclui atividades diversificadas (palestra de apresentação do projeto, questionário de pré-seleção e dinâmica de grupo).
São disponibilizadas 35 vagas por ano.
2. A coordenação do projeto
O projeto Biotecnologia  é coordenado pela professora Ana Cristina Camargo de São Pedro, do Departamento de Biologia, bacharel em Biologia e mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo. A coordenação conta também com a participação das professoras Marina Schwarz e Mariana Lorenzin, biólogas, e professoras da área de Ciências e Laboratório de Biologia  da escola.
3. Consultoria científica
Desde 2004, a Dra. Lygia da Veiga Pereira, pesquisadora da USP, é a consultora científica do projeto, ministrando palestras aos alunos e agendando visita a laboratórios de pesquisa da USP.
Acesse o site e conheça um pouco mais sobre o trabalho da Dra. Lygia http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4787826T3
4. Curso prático de Biotecnologia
Todos os anos, o grupo de alunos do Projeto Biotecnologia participam de atividades práticas envolvendo ferramentas de engenharia genética aplicadas à biotecnologia, as quais são organizadas por pesquisadores da área.